Metacase implementa Componente de Cobranças na ANA Aeroportos – Grupo Vinci

Metacase implementa Componente de Cobranças na ANA Aeroportos – Grupo Vinci

O grupo ANA Aeroportos implementou a Componente de Cobranças e Recebimentos nos seus 10 aeroportos e na sede da empresa. A plataforma Target One permitiu maior agilidade e visibilidade e garantiu ainda a uniformização e centralização de processos.

Desafio: Normalização, otimização e conformidade

O grupo ANA Aeroportos necessitava de reorganizar a área de controlo de crédito recorrendo a uma solução que permitisse automatizar, otimizar e centralizar todas as fases do processo de cobrança, garantindo uma visibilidade imediata na gestão de tesouraria dos recebimentos previstos e adiantamentos.

Além disso, o cliente pretendia normalizar os processos de cobrança, garantindo modus operandi transversais a todos os aeroportos do grupo, assegurando a redução de registos manuais e os erros e carga administrativa que lhes são inerentes. De resto, a solução adotada teria naturalmente de garantir conformidade com as regras do grupo.

Solução: nova Componente da Target One

Depois de considerar as diferentes soluções disponíveis no mercado, o grupo optou pela plataforma Target One da Metacase. Após um período de análise das necessidades do cliente, foi implementada a nova Componente de Cobranças & Recebimentos. Desde logo, foi possível manter o histórico das ações de cobrança efetuadas junto do cliente e relacionar a cobrança com o movimento do extrato, realizando automaticamente a liquidação da conta corrente.

Tendo em conta o ecossistema operacional do cliente, foram ainda incluídas funcionalidades nesta Componente, para permitir a gestão dos pré-pagamentos (adiantamentos), a criação do histórico dos e-mails enviados e recebidos com origem em ações de cobrança, a geração de notificações parametrizáveis por tipo de ação, internas e externas, em vários idiomas. Além disso, foi incluída a possibilidade de liquidação/regularização de documentos de clientes através de encontro de contas.

Resultado: processos mais ágeis e redução de erros

A solução da Metacase foi implementada nos sistemas do grupo e totalmente integrado com o ERP do cliente. A facilidade de implementação foi um dos argumentos mais importantes, aliado à simplicidade de utilização que promoveu uma curta curva de aprendizagem por parte dos colaboradores. Todos os 10 aeroportos geridos pelo grupo e a sede da empresa foram alvo da atualização de plataforma, que permitiu, entre outros benefícios:

  • Maior rapidez, agilidade e visibilidade;
  • Maior cobertura de contacto aos clientes;
  • Superiores índices de eficácia de cobranças;
  • Atualizações automáticas das contas correntes;
  • Impacto imediato na posição e previsão de tesouraria;
  • Uniformização e centralização de processos;
  • Libertação de recursos e mitigação de erros.

“A automatização do processo de cobranças permitiu fazer em duas horas o que antes se fazia em dois dias. Destaco ainda a simplificação do processo de contabilização de recebimentos e alocação a valores em aberto nas contas correntes de clientes.

O nível de reação dos clientes aos contactos efetuados é entusiasmante!”

Maria João Dias, Responsável de Finanças | ANA Aeroportos
Ao detalhe: ANA Aeroportos
  • Desde 2013 que faz parte da VINCI Airports
  • Gere atualmente 10 aeroportos
  • Processa 54,3 milhões de passageiros anualmente
  • Lida com 72 companhias aéreas
  • Faturação em 2017: 710,9 milhões de euros
  • 1.279 colaboradores